A Queima do Judas – Parte II

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

No imaginário ocidental, sobretudo baseado na fé cristã, Judas Iscariotes talvez seja uma das figuras mais citadas, seja ao fazer referência aos acontecimentos da narrativa bíblica, ou mesmo em expressões de cunho popular, como quando é dito que fulano agiu como Judas, referindo-se a um ato de traição. Muitos estudiosos debatem acerca dessa figura histórica que teria entregado Jesus aos soldados para posterior crucificação. Segundo o Novo Testamento, Judas teria se arrependido e cometeu suicídio.

Há uma música do cantor Raul Seixas em que o músico cita os seguintes versos:

 

“Parte de um plano secreto

Amigo fiel de Jesus

Eu fui escolhido por ele

Para pregá-lo na cruz

Cristo morreu como um homem

Um mártir da salvação

Deixando pra mim, seu amigo

O sinal da traição.”

 

Religiosamente falando, a traição de Judas fez parte de um plano que culminaria na ressurreição de Cristo, inspiração máxima da fé cristã ocidental. Nos versos da música, fruto de uma construção narrativa, tudo era parte do “plano secreto” da consolidação da vida de Jesus.

Bom, voltando ao assunto da proposta temática, sobre a tradicional queima do Judas. Fico imaginando uma pessoa que nunca tenha escutado falar da prática. Podemos ir além, imagine uma pessoa que não conhece a história da traição, pense ainda que essa pessoa está passando por uma cidade e o Judas está sendo queimado (conforme na descrição do texto anterior) em praça pública. Pois é, a cultura popular tem esse caráter da espontaneidade, da interpretação de acontecimentos pelo povo e feitos para o povo.

Em uma crônica (prosearemos sobre ela no próximo “dedinho de prosa”), Nardy deixa a entender que, dependendo do local que aconteceria a prática, era possível encontrar um Judas com rosto de outras pessoas da cidade, de algum governante de linha de pensamento diferente daquele que “desenhou” o boneco para ser queimado. Essa é outra face interessante de uma manifestação de cunho popular, a prática com mesmo nome e sentido pode acontecer de maneiras distintas, influenciados por diversos fatores.

Continua…

Bom fim de semana a todos!

Receba as principais notícias de Salto e região toda semana em seu e-mail e WhatsApp de forma GRATUITA com a qualidade e profissionalismo que o PRIMEIRAFEIRA apresenta semanalmente em nossas edições na comodidade de seu lar.

    E-mail:
    Celular: