Mais de 20 mil títulos foram cancelados em Salto

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

O prazo para regularizar o título de eleitor termina no próximo dia 4 de maio, mas se você, por algum motivo, ainda não efetuou o cadastramento biométrico, fique tranquilo. Mais uma vez, e ainda por consequência da pandemia do coronavírus, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), abriu um novo precedente para esses eleitores, que poderão votar normalmente. Porém, se você deseja mudar de colégio eleitoral ou mudou de cidade e precisa regularizar sua situação, corra porque o tempo está acabando. O Chefe do Cartório Eleitoral de Salto, Giulio César Maglio, explicou em entrevista ao PRIMEIRAFEIRA, como regularizar a situação eleitoral e o que esperar das eleições deste ano.

 

Quantos eleitores existem em Salto?
Giulio Cesar Maglio: Até o momento são 84.607 eleitores. Mas vale destacar que o TSE liberou para votarem nesta eleição (confira ao lado) mesmo aqueles que não fizeram biometria. Então deve ter um número grande de eleitores sendo regularizados. Algo entre 10 a 15 mil tendo o título regularizado só para essa eleição.

 

E quantos eleitores tiveram o título cancelado?
Giulio Cesar Maglio: São 21.303 eleitores. Mas, nossa base de dados não informa o motivo do cancelamento. Entre esses existem eleitores que não votaram em três eleições consecutivas; eleitores que não fizeram biometria; além dos cancelados por óbitos nos últimos seis anos. Além disso há 940 eleitores suspensos, que são aqueles que tiveram condenação criminal votado e julgado ou estão servindo o serviço militar obrigatório

 

Quem está com o título irregular ainda pode regularizar a situação?
Giulio Cesar Maglio: Os que quiserem podem regularizar essa situação comparecendo ao cartório mesmo sem fazer a biometria. O eleitor pode solicitar esse procedimento de revisão e o título fica regular.

 

O eleitor que não votou em 2020 poderá votar em 2022?
Giulio Cesar Maglio: Sim, o eleitor que não votou em 2020, se tiver com o título regular, poderá votar (em 2022). O não comparecimento a uma única eleição não cancela o título. Agora se foram três ou mais consecutivas, ele não conseguirá votar.

 

Como será o funcionamento do Cartório Eleitoral de Salto até o dia 4 de maio?
Giulio Cesar Maglio: Estamos atendendo nesta sexta-feira (29) das 12h às 18h. No sábado (30) e domingo (1º) faremos plantão das 11h às 17h. E na próxima semana, na segunda (2), terça (3) e quarta-feira (4), o funcionamento será das 9h às 18h. Para o atendimento é necessário RG, comprovante residência e para os homens nascidos no ano de 2003, o comprovante do alistamento militar.

 

E quais serviços poderão ser realizados?
Giulio Cesar Maglio: Até o dia 4 de maio estaremos fazendo a regularização de títulos para quem teve o título cancelado, para quem vai tirar o título de eleitor, transferência de cidade ou de seção eleitoral, e até os eleitores que tem alguma deficiência que querem votar em uma seção especial, também é possível fazer essa alteração.

 

As regularizações só podem ser feitas de forma presencial?
Giulio Cesar Maglio: Não, também é possível regularizar de forma online, através do site www.tse.jus.br.

 

Quantas sessões eleitorais teremos para as eleições de 2022 em Salto
Giulio Cesar Maglio: Neste ano serão 33 escolas que receberão as eleições.

 

Qual a principal novidade para o pleito de 2022?
Giulio Cesar Maglio: A novidade em relação à última eleição é que temos urnas novas. Em 2020 por conta da pandemia não foi possível entregá-las a tempo, mas em 2022 essas urnas estarão disponíveis em boa parte das sessões eleitorais. Ainda não atinge todas, mas pelo menos metade delas.

 

Quais as maiores dificuldades para as eleições deste ano?
Giulio Cesar Maglio: Acho que é notório e vem sendo bem falado pelo TSE e pelos órgãos de imprensa, que essa é uma eleição difícil em relação a divulgação de Fake News e desconfiança das urnas eletrônicas por comentários feitos sem base nenhuma. Para isso pedimos às pessoas que possuem dúvidas que procurem os sites oficiais, como da Justiça Eleitoral, ou que compareça ao Cartório, para que possamos informar sobre essa campanha de combate às informações falsas.

Receba as principais notícias de Salto e região toda semana em seu e-mail e WhatsApp de forma GRATUITA com a qualidade e profissionalismo que o PRIMEIRAFEIRA apresenta semanalmente em nossas edições na comodidade de seu lar.

    E-mail:
    Celular: