Mostra de artes cênicas tem espetáculos e workshop gratuitos

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

A sétima edição da mostra de artes cênicas de Indaiatuba começa nesta sexta-feira (5). O evento será realizado ao longo de todo o mês de agosto, com a participação de 11 grupos infanto-juvenis e adultos, além atrações especiais.

 

A abertura será com o espetáculo ‘Saltimbancos’, do grupo Emcantar a partir das 20h. Já no sábado (6), às 16h, o grupo T Art, leva ao palco o espetáculo ‘A Natureza Pede Ajuda’ e às 19h30, o Grupo de Teatro Espelho Cênico, apresenta ‘Chá da Tarde’. No domingo (7), a Trupe Cênica Brasil, apresenta a peça ‘O Mundo de Clara’.

 

Os espetáculos acontecem no Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU), do Jardim São Conrado, no Centro Cultural Hermenegildo Pinto (Piano) e na Sala Acrísio de Camargo com entrada franca. Os ingressos devem ser retirados uma hora antes do início de cada peça.

 

 

 

Workshop

 

Profissionais do teatro, como André Mattos, Ricardo Kosovski e José Dias, além de Heder Braga, mestre em teatro e professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, irão ministrar o workshop ‘Método Tabladiano’, que acontece dia 28 de agosto, das 9h às 16h, na Sala Acrísio de Camargo, no Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba (CIAEI). A participação é gratuita e deve ser confirmada através do site https://bityli.com/ZSNWOf.

 

 

Confira a programação completa:

 

5 de agosto (sexta-feira)
Grupo Emcantar, com Saltimbancos
20h – Sala Acrísio de Camargo (CIAEI)
Passados 45 anos desde a primeira adaptação da peça Saltimbancos, feita por Chico Buarque, e apresentada ao público no Canecão (RJ), em 1977, a realidade e a fábula sobre a exploração dos animais por seus patrões ainda encontram muitos pontos em comum. Celebrando seus 25 anos, o Grupo Emcantar apresenta a versão dirigida por Rafael Michalichem, onde os conceitos de solidariedade, justiça e diversidade ganham voz por meio dos famosos personagens do jumento, da gata, do cachorro e da galinha.
Juntos, eles decidem se rebelar, ir à cidade e se tornar músicos. Para a sua peça, o Emcantar desenvolveu arranjos e interpretações próprias das canções popularmente conhecidas. Uma banda ao vivo embala o quarteto de animais que tem pela frente alguns dos grandes desafios da humanidade: superar as suas diferenças, trabalhar em equipe e, assim, alcançar a tão sonhada liberdade. Mas será que a união da bicharada conseguirá mudar o rumo de suas vidas?
O elenco conta com Ana Lopez, Luciene Andrade, Marco Aurélio Querubim e Viviane Rodrigues. A banda traz Carlim Ribeiro (Violão, Teclado e Acordeon), Carlos Júnior (Guitarra, Flauta Transversal e Trompete), Ivan Ribeiro (Bateria) e Sandoval Cortes (Baixo).
A direção musical é de Carlim Ribeiro. Figurino, maquiagem, cenografia e design gráfico são de Pablo Mendonça. A sonorização é de Ricardo Campos e a iluminação de Mario Leonardo. A produção executiva é de Ana Carla Cortes Teles.

 

 

6 de agosto (sábado)
T Art, com A Natureza Pede Ajuda
16h – CEU São Conrado
Conheça a história de Manu, uma menina que não ligava para o mundo ao seu redor, só queria saber do que fosse cômodo e fácil. Até que ela conhece seu Chico, um senhor que ensina a importância de cuidar do meio ambiente e de proteger os animais que correm risco de extinção. Assim, Manu vai aprender que todos precisamos nos preocupar com o meio ambiente e com os animais.
O elenco conta com Pah Regina, Dirley Paco, Dri Moraes, Hugo Renato e Udachi (Fábio Augusto). A sonoplastia e iluminação são de Jerry Reis, o roteiro e direção de Udachi, a maquiagem de Pah Regina, os figurinos de Camila Pádua Marcelino e Udachi e cenário de Hugo Renato.

Grupo de Teatro Espelho Cênico, com Chá da Tarde
19h30 – Piano
A peça fala sobre a velhice ao retratar um dilema familiar: um homem idoso que não consegue mais cuidar de sua esposa com Alzheimer, toma a decisão de se mudar para uma casa de repouso e comunica a notícia para os filhos. A maneira como os filhos reagem e o desenrolar da trama trazem alguns subtemas como: amor, relação entre pais e filhos e descaso. A peça busca incitar a reflexão: “você seria capaz de dedicar parte do seu tempo para cuidar de alguém?”.
No elenco estão Bruna Frari, Diego Souza, Ieda Gomes e Marcelo Cruz. O roteiro e a direção são de Paloma Dourado, que também é responsável pela sonoplastia e iluminação, junto com Diego Grego, que assina a produção. O cenário e o figurino foram criados pelo grupo.

 

 

7 de agosto (domingo)
Trupe Cênica Brasil, com O Mundo de Clara
16h – Piano
Peça infantil conta a história de Clara, uma garotinha filha de um empresário, cuja empresa está poluindo um rio. Com ajuda de seus amigos duendes, Belinsk e Zelinsk e a Fada Azul, Clara vai tentar convencer seu pai da importância de se preservar a natureza. O espetáculo tem duração de 60 minutos e mistura realidade e fantasia para fazer com que o público reflita a respeito de valores e atitudes na formação das crianças.
Roteiro e direção são de André Chiarioni, que também integra o elenco ao lado de Janaina Chiarioni, Willian Lourenção e João Chiarioni. Mariana Magalhães e Gaby Souza são contrarregras, Gabriel Chiarioni é responsável por som e iluminação e a coordenação geral é de Conceição Chiarioni.

Receba as principais notícias de Salto e região toda semana em seu e-mail e WhatsApp de forma GRATUITA com a qualidade e profissionalismo que o PRIMEIRAFEIRA apresenta semanalmente em nossas edições na comodidade de seu lar.

    E-mail:
    Celular: