Museu de Salto realiza exposição de bandas históricas

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Instrumentos e programas de bandas, que marcaram a história da cidade, são a atração neste mês de agosto no Museu de Salto. Trata-se de uma comemoração ao aniversário do Conservatório Municipal Maestro Henrique Castellari.

 

A primeira banda da cidade foi a Banda Musical Saltense, fundada em 1878 e que teve o Maestro Henrique Castellari como líder do grupo por mais de 40 anos e Dr. Barros Junior como um dos principais incentivadores. A banda ainda contou com mais de 60 músicos, sendo um dos grupos musicais mais importantes do estado de São Paulo na época.

 

Em 1901 foi fundada a tradicionalíssima banda italiana Giuseppe Verdi, que contou com diversos maestros e se apresentou em várias cidades do estado. Em 1939, após sua extinção, surge a União Musical Gomes Verdi, que teve o professor João Batista Dalla Vecchia como seu maestro e líder do grupo. Hoje é a banda mais antiga em atividade na cidade.

 

A Banda do Zequinha Marques, formada em 1918 pelo José Maria Marques de Oliveira, durou 3 anos. Foi um grupo que marcou muito a cidade por tocar em muitos jogos de futebol, bailes, cinemas e teatros da cidade.

 

A exposição estará disponível para visitação de terça a domingo, das 9h às 17h, com entrada gratuita. O Museu fica na rua José Galvão, 104.

Receba as principais notícias de Salto e região toda semana em seu e-mail e WhatsApp de forma GRATUITA com a qualidade e profissionalismo que o PRIMEIRAFEIRA apresenta semanalmente em nossas edições na comodidade de seu lar.

    E-mail:
    Celular: